8 Dicas de como usar o cartão de crédito de forma consciente

 Hoje em dia está cada vez mais fácil contratar um cartão de crédito, existe milhares de opções no mercado, cada uma com benefícios diferentes e até chamativos, mas precisamos também ficar em estado de alerta , pois o mau uso do cartão de crédito pode trazer dor de cabeça.




Confira 8 dicas abaixo , para utilizar melhor seu cartão de crédito.

1. Saiba o momento certo para parcelar uma compra

A possibilidade de parcelar uma compra no cartão de crédito e transformar um alto valor em pequenos valores ao longo do tempo é uma sedução ao consumidor. 

E essa é realmente uma grande estratégia de compra, porém apenas sob algumas condições. Por isso, parcele suas compras quando:

● O pagamento à vista não oferece nenhum desconto no valor total,

● Não incidir juros sobre as parcelas;

2. Estabeleça seu próprio limite

Os bancos e outras instituições financeiras sempre realizam uma análise prévia antes de oferecer um cartão de crédito ao seu cliente.

Porém, não se iluda com o limite no seu cartão de crédito, já que muitas vezes ele ultrapassa até a sua renda mensal. 

Então é interessante que você estabeleça um limite próprio que esteja entre 30% a 50% do valor que você ganha no mês. Caso não defina este limite, você terá menos da metade do seu salário para arcar com outros gastos do dia a dia e pode acabar negativado. 

Conquiste seus sonhos através do empréstimo com as menores taxas do mercado, simule o seu empréstimo gratuitamente pelo link abaixo. 

Simule um empréstimo aqui

3. Confira a fatura do cartão com frequência 

Para que você consiga acompanhar se o limite estabelecido está sendo cumprido, é  preciso estar sempre de olho na fatura do cartão de crédito. 

Pois, além de evitar ultrapassar o seu limite, você também pode identificar rapidamente uma compra indevida realizada no seu cartão, facilitando e agilizando o processo de correção do problema. 


4. Tome cuidado com a data de vencimento da fatura

Um dos maiores descuidos e evitar com o cartão de crédito é atrasar o pagamento da fatura, já que os juros são, normalmente, incididos para cada dia de atraso do pagamento da conta. Sendo assim , é muito importante que você se atente à data de vencimento da fatura. 

Então, se tem problemas para lembrar da data, utilize ferramentas como calendário ou alarmes para que você não tenha o prejuízo de pagar mais do que gastou com o cartão de crédito. 

Veja como está a situação do seu nome nos órgãos de proteção ao crédito. 



5.Conheça e evite as taxas de juros

Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada em Julho de 2021, o cartão de crédito é  o causador de 81,8% de endividamento das famílias no Brasil.

Um dos motivos para isso acontecer são as taxas de juros do cartão de crédito, que são altas a depender do produto escolhido. Portanto, procure entender quais são os juros do seu cartão, onde são cobrados e como evita-los.

Além disso, compare com outros cartões para saber se os seus juros são abusivos. Caso sejam , opte por substituir o cartão de crédito. Você pode fazer isso facilmente acessando comparadores de cartão de crédito, onde é possível comparar diversas opções e encontrar a que melhor lhe atender. 

6. Evite emprestar seu cartão de crédito 

Como explicamos acima, o cartão de crédito pode oferecer grande risco às pessoas que não aprenderam a utilizar esse produto da maneira correta .

Portanto, de nada adianta você usar seu cartão com sabedoria e depois o emprestar para alguém despreparado e acabar tendo prejuízos por isso.

Lembre-se, utilizar o cartão não tem nada a ver com confiança, mas sim com preparação e educação financeira. 

Através do nosso blog  você tem conteúdos de educação financeira de forma gratuita, se inscreva em nossa Newcastle e receba toda segunda feira , artigos de educação financeira fresquinhos na caixa de entrada de seu e-mail. 


Simule até 30 ofertas de empréstimo aqui



7. Não tenha muitos cartões de crédito 

Se para muitos é difícil dar conta de um cartão de crédito, imagina vários?

Além disso, quando você diversifica seu poder de compra em vários cartões de crédito fica mais difícil melhorar sua relação com a sua instituição financeira. 

Isso é negativo, pois pode impedir você de ter acesso a benefícios em melhores cartões de crédito que são oferecidos aos grandes clientes. 

Inclusive, é sobre isso que falaremos no próximo tópico.

8.Pesquisa e utilize os programas de vantagens 

Se existem ótimas formas de usar o cartão de crédito a seu favor , uma delas é com os programas de fidelidade. Portanto, procure saber quais benefícios seu cartão oferece e utilize sempre que viável.  Existem vários benefícios, vou citar os mais conhecidos aqui:

●Programa de pontos: Onde você recebe pontos ao utilizar seu cartão de crédito e pode troca-los por diversos benefícios disponíveis no aplicativo da financeira. 

●Cashback: Onde você recebe um valor de volta em cada compra feita com seu cartão. 

●Programa de milhas: Ao utilizar o cartão você recebe pontos (milhas) que podem ser trocados por descontos em viagens, hospedagens  e serviços de turismo.

Leve a sério as dicas que passei aqui, e tenha mais tranquilidade ao utilizar seu cartão de crédito. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Descubra como as dívidas afetam sua saúde mental

Como funciona um protesto de uma dívida?

Planejamento financeiro para o Natal e Ano Novo